#TOP MUSA FITNESS EVA ANDRESSA

#TOP MUSA FITNESS EVA ANDRESSA
#TOP Musa Fitness EVA ANDRESSA

Seguidores

terça-feira, 31 de maio de 2011

SONO, UM ÓTIMO ANABOLIZANTE

Estudiosos da ciência do exercício são unânimes em considerar o sono como tendo grande importância para a recuperação física após a prática de exercícios.
Sabe-se , por exemplo, que o sistema imunológico chega a perder cerca de 40% de sua eficácia quando a quantidade de sono torna-se insuficiente. Com relação ao desenvolvimento muscular , a noção predominante é de que os músculos crescem durante o sono. De certa forma, a ciência apoiá essa suposição, uma vez que as pesquisas tem revelado que ocorre um fluxo maior de hormônios anabólicos durante o sono noturno, sendo a testosterona e o hormônio de crescimento os principais. Entretanto, hormônio catabólicos como o cortisol, também aumenta durante algumas fases do sono, principalmente no estagio final.
Autores de pesquisas sugerem que o aumento tardio do cortisol observado no inicio da manhã, pode ser devido ao intervalo de tempo relativamente longo entre as refeições, determinado pelas horas de sono. Nessas condições, o cortisol pode ajudar a manter o nível normal de açucar sanguíneo, através do processo denominado gluconeogênese que é levado a efeito no figado pela transformação de proteínas e de carboidratos em glucose. Embora alguns possam considerar negativo o aumento do cortisol pela manhã, devido ao seu efeito catabólico sobre o músculo, pesquisadores julgam que o aumento simultâneo da testosterona poderia neutralizar esse efeito.
Ficando claro que os exercícios com peso induzem um efeito anabólico durante o sono.


Nenhum comentário:

Postar um comentário