#TOP MUSA FITNESS EVA ANDRESSA

#TOP MUSA FITNESS EVA ANDRESSA
#TOP Musa Fitness EVA ANDRESSA

Seguidores

terça-feira, 10 de maio de 2011

SISTEMA NERVOSO CENTRAL, A chave do crescimento.

Sempre que vamos para a academia, é porque algo nos motiva a ir, a continuar, afinal, é muito gratificante ver os resultados dos treinos e alimentação em nosso próprio corpo, que se modifica rapidamente nos primeiros 6 ou 8 meses. Entretanto, com o passar do tempo percebemos mesmo continuando treinando com o mesmo gás, os músculos já não crescem ou mudam tanto.
Por que isto acontece???...
muitos acham que devem treinar mais, ou comer mais, pensam que há algo de errado com a academia, com o instrutor, e raramente pensam que o problema possa estar dentro deles mesmos, e isto porque desconheçam a complexidade do caso, e assim a sua rotina de treinamento que era tão atraente e eficiente no inicio, passo-a-passo vai se tornando ineficiente e chata.
Há muita possibilidade de que a resposta esteja no seu SISTEMA NERVOSO CENTRAL.
Este sistema esta intimamente ligado ao seu sistema nervoso muscular numa relação de causa e efeito.
O sistema nervoso central (SNC) é o responsável por todo desenvolvimento e aprendizado, quando se aprende algo novo, é o SNC que aprende primeiro.
ao iniciar em uma academia e começa a treinar tem que aprender a executar o programa de treino ministrada a você. Nas primeiras semanas, você usara o cérebro para tentar lembrar de toda a seqüência do treino, neste período o SNC cria um canal ligando o músculo ao cérebro e vice versa, passadas as semanas iniciais , você já estará executando o treino sem precisar esforçar-se para lembrar , acaba virando automático, o SNC já codificou todo seu treinamento.
No inicio se ganha músculos fácil, devido o aprendizado do SNC, onde ele tira o proveito em crescimento , força e resistência muscular, para codificar todo o treino. Contudo, após determinado tempo , que varia de individuo para individuo, o progresso do desenvolvimento começa a cair, torna-se lento, isto porque o SNC não precisa mais se esforça para codificar as mesmas coisas. deve então entra em cena o principio de confusão muscular, onde devemos diversificar o nosso treino, variando exercícios, series, repetições, cargas, descansos, etc...
Enfim tudo que for possível mudar no treino para que ele se torne mais umas vez desconhecido n do nosso SNC, e fazer com que cause um estresse muscular, forçando novamente o SNC a ter motivação no aumento da massa, força e resistência muscular.
Estudos feitos na Russia expuseram que há uma queda no gráfico de força após 5 semanas fazendo o mesmo tipo de exercício.
O que nos mostra que devemos decodificar, mudar a seqüencia de treinamento que vínhamos executando, de preferência a cada 5 ou 6 semanas. É obvio que, se você esta na fase de estagnação, seu SNC está necessitando de novos estímulos para fornecer níveis mais adequados de energia aos seus músculos.
Desenvolva a capacidade de perceber o que esta acontecendo com seu corpo e então você saberá instintivamente quando e como deve alterar seu treinamento.
Bom agora que você já sabe o que esta supostamente impedindo você de ter aquele aumento muscular que tanto sonhou, vá a academia variar seu treino e fazer o melhor e mais proveitoso treino da sua vida.
Surpreenda seu SNC, e tenha novos ganhos musculares.


2 comentários:

  1. OI Roberto, muito bom seu texto, eu pela prática de 15 anos de treino já tinha sentido isso nos meus músculos e tb por personalidade curiosa vivo querendo experimentar novos treinos, novos estímulos.
    Adorei seu espaço, vou seguir.
    Vá visitar o meu.
    www.treinoebeleza.blogspot.com
    beijos

    ResponderExcluir
  2. olá Silvia Astróloga, fico feliz de vc ter gostado do blogger, http://culturafisicaroberto.blogspot.com/
    e ainda mais por vc se tornar uma seguidora, é bom saber que mesmo tendo mais de 15 anos de pratica, vc se interessa ainda mais pelo esporte e estar de mente aberta a fazer sempre novas descobertas, vejo muitos iniciantes que após 3 a 6 meses de pratica de atividade física já se acham verdadeiros veteranos e conhecedores de tudo. mas a vida é assim mesmo, ainda bem que existem pessoas como vc , que apesar d todo conhecimento que tem e adquiriu ao longo deste tempo , ainda se mantém jovem e de mente aberta a sempre estar aprendendo.

    Bom , também visitei seu blogger, seu espaço, e adorei , voltado principalmente ao publico feminino e de muito bom grado e gosto. mesclando esportes, treinos pesados, aeróbios e beleza clássica feminina, me tornarei também mais um seguidor do seu espaço e irei recomenda-lo aos visitantes o meu blogger , principalmente as mulheres, que querem se manter em forma, ter um corpo saudável e sarado sem perder o toque feminino.

    obrigado pela visita e fiquem sempre a vontade o espaço também é seu.

    Roberto/personal

    ResponderExcluir