#TOP MUSA FITNESS EVA ANDRESSA

#TOP MUSA FITNESS EVA ANDRESSA
#TOP Musa Fitness EVA ANDRESSA

Seguidores

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

ALIMENTAÇÃO / Sais Minerais.


A importância dos sais minerais para o organismo
Dentre os nutrientes necessários à saúde, assim como existem as proteínas, gorduras, carboidratos e vitaminas, há um grupo de elementos chamados minerais.
Os minerais, como também as vitaminas, não podem ser sintetizados pelo organismo e, por isso, devem ser obtidos através da alimentação. Não fornecem calorias, mas se encontram no organismo desempenhando diversas funções.

Os minerais possuem papéis essenciais, como constituintes estruturais dos tecidos corpóreos, por exemplo, o cálcio e o fósforo que formam os ossos e dentes; como reguladores orgânicos que controlam os impulsos nervosos, atividade muscular e o balanço ácido-base do organismo; como componentes ou ativadores/reguladores de muitas enzimas.

Além disso, muitos minerais estão envolvidos no processo de crescimento e desenvolvimento corporal. Como componentes dos alimentos, os minerais participam no sabor, ativam ou inibem as enzimas e outras reações que influem na textura dos alimentos.

Eles são divididos em macrominerais (necessários em quantidades de 100 mg ou mais por dia) que são: cálcio, fósforo, sódio, potássio, cloro, magnésio e enxofre, microminerais (necessários em pequenas quantidades - miligramas ou microgramas por dia) que são: ferro, cobre, cobalto, zinco, manganês, iodo, molibdênio, selênio, flúor e cromo. Há ainda outros minerais que são tóxicos como chumbo, cádmio, mercúrio, arsênio, bário, estrôncio, alumínio, lítio, berílio e rubídio.

Cada mineral é requerido em quantidades específicas, numa faixa que varia de microgramas a gramas por dia. Dessa maneira, é importante dizer que o excesso na ingestão de um pode acarretar prejuízos na absorção e utilização de outro. Por exemplo, a absorção de zinco pode ser afetada por suplementação de ferro, enquanto a ingestão em excesso de zinco pode reduzir a absorção de cobre.
Em geral, o consumo de uma alimentação balanceada, com o fornecimento adequado de alimentos, tanto de origem animal quanto vegetal, normalmente é suficiente para suprir as necessidades nutricionais de minerais. Dessa maneira, deve-se tomar cuidado com o uso não indicado de suplementos, certificando-se da necessidade de suplementação.

Teoricamente, todos os alimentos deveriam conter sais minerais, mas a industrialização e outros métodos modernos de produção de alimentos podem eliminá-los.

Os minerais também são importantes na prática esportiva, pois durante o exercício físico a perda de água pelo suor é sempre acompanhada pela perda de eletrólitos, de sais, especialmente sódio, cloreto, potássio, magnésio e cálcio. Assim, a falta destes pode levar ao aparecimento de cãibras musculares.


Fonte: fisioquality.com.br

4 comentários:

  1. Excelente o post, mas gostaria de ressaltar um detalhe.

    Seria bacana vc citar alguns alimentos que contém uma boa gama de minerais, assim como estimativas das porções diárias necessárias por nosso organismo desses alimentos. Tudo isso afim de instruir e complementar as informações aqui dadas, para pô-las em prática.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Juan, obrigado por ter gostado, e também por ter dado a dica.
    Mas veja, no texto acima, já tem em macro e micro nutrientes os que são necessários mais ou menos ao dia,
    também , a quantidade de cada alimento e sais minerais, são individuais, cada um devido ao peso , altura, atividade física e composição genética tem maior ou menor necessidade de um ou de outro alimento e sais minerais. Além do que se torna necessário uma alimentação natural e variada, para se conseguir ter os sais minerais e vitaminas também, pois nenhum alimento por mais rico nutricional-mente que seja, não contem todos os sais e vitaminas.
    mas em todo caso , iremos fazer o possível para postarmos uma tabela com alimentos e composição nutricional de cada um, dentro em breve,
    obrigado mais uma vez pela dica,
    e fiquem no aguardo , em breve estaremos com a tabela postadas no blogger.
    abraços


    roberto/personal.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito legal as dicas!
    Quando comecei a malhar tive que tomar um polivitamínico e acho bem pertinente indicar alguns tbm!
    Hj, já emagreci 12 quilos e meu objetivo agora é definição. Há uns três meses comecei a usar o Linolen (http://www.lojadosuplemento.com.br/produtos.asp?desc=Linolen+1000mg+-+Nutrilatina+AGE&produtoid=1011)

    Mas fica sempre a dica de ter um acompanhamento profissional, para que a suplementação tenha sempre o efeito desejado.

    Muito legal o Blog... Vou continuar acompanhando!

    ResponderExcluir
  4. obrigado Carla, pelo acompanhamento do blogger, e por ter gostados das dicas,
    suplementos são sempre bons, servem para ajudar a alimentação , e manter a saúde dos que os usam de forma adequada, ao contrario do que muitos pensam ainda, que são ""bombas"", quando na verdade são simplesmente uma forma concentrada de alguns alimentos, onde se da prioridades aos seus nutrientes ( proteínas, carboidrato, vitaminas, sais minerais, enzimas, redutores, etc..), Que se ver muito, são pessoas que querem tomar os suplementos e pronto , acham que por si só , o suplementos irão fazer milagres, e esquecem da a, alimentação, sono , descansos atividades físicas, higiene física e mental,
    na verdade suplementos, são um apena no conjunto de fatores para ótimos resultados., se for conciliado de forma correta, sim o suplemento ajudar e muito a ter ótimos resultados.


    bom em todo caso fico muito grato pelo seu acompanhamento , beijos , ótima semana, e espero que possamos sempre contar com pessoas inteligentes como Você, aqui no blogger,
    obrigado.

    Roberto/personal.

    ResponderExcluir